quarta-feira, 15 de junho de 2011

JERIMUM

Ainda dizem que a cidade não tem espaço para o natural. Bem no quintal de casa (sempre o abençoado quintal!), nasceu do nada um pé de jerimum (abóbora), e foi crescendo, crescendo... e olha aí o primeiro fruto! Perfeito, lindo, não é mesmo? Vai ser uma delícia numa sopa! Bom, mas antes, nada melhor do que estudá-lo um pouco... - André Filho.

***

"A  abóbora, é um vegetal da família das curcubitáceas (plantas rasteiras ou trepadeiras), cuja  sua origem é da América  Central. De alto valor nutritivo, possui um mineral que reduz a sensação de fadiga e participa da absorção de proteínas e carboidratos.
A abóbora possui talo (parte que liga a fruta à planta) oco e com grandes folhas verdes. Dá flores grandes, amarelas ou alaranjadas, conhecidas pelo nome de cambuquira.
A abóbora tem tamanho e formato diferente conforme a variedade, porém sua forma mais comum é redonda, um pouco achatada em cima e embaixo; quanto à cor pode ser verde, amarela, vermelha, branca, alaranjadas ou com listras coloridas. Em geral tem a superfície lisa (apenas algumas variedades tem superfície rugosa) e aparência de gomos."
Fonte: http://www.nutricaoemfoco.com/2009/07/23/a-abobora/
Fotos: André Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger