sábado, 25 de junho de 2011

AÇÃO BIOLÓGICA

Mãe-grilo e filhotinho (foto): Nada se compara ao instinto materno!
Encontrei os grilos no quintal de minha residência, na manhã do último dia 24 de junho.

Adoro o contato com os animais. Nesses últimos meses venho ampliando meus conhecimentos.

Melhor que na sala de aula, afinal aqui as disciplinas não me reprovam.

A experência da vida vale muito mais que a teoria. 

Para uma melhor visualização e leitura, clique sobre a foto.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

OS ANIMAIS

"O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem os homens morreriam de solidão espiritual, porque tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra." 
Fonte: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm 

 A cachorra "Pan" (Foto) tem aproximadamente seis anos. Nasceu em João Pessoa. O pai era um Poodle e a mãe uma Dobermann, resultando uma filha muito brincalhona, inteligente (aprendeu inúmeros comandos sem nenhum condicionamento). Todas as tardes torna-se o centro das atenções, quando debruça-se sobre o muro com as patas cruzadas, sendo ovacionada por todas as pessoas que passam pela rua. Um detalhe muito importante: nunca mordeu ninguém. Herdou algumas costumes interessantes: quando chega alguém, ela procura qualquer coisa que encontre na casa, e põe na boca para mostrar ao visitante ou às pessoas da própria casa.; é uma caçadora nata; e na hora do almoço e do jantar me aperreia demais, apenas sossegando quando vou me alimentar. Não é um animal meu, mas do meu irmão.
Foto: André Filho

BORBOLETA

Adoro as borboletas! Essa aí da foto apareceu no meu caminho, no último dia 20. Lindas cores!
Como afirma o pensamento:
"Não corra atrás das borboletas; plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas virão até ela." 
 (Frases e Pensamentos de Dolores Elhers, in: http://www.frases.mensagens.nom.br/pensamentos/b/borboletas.htm)

ESTRANHA FORMA DE PODAGEM...

Não tenho palavras. As fotos dizem tudo.

PARA REFLETIR...

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve."
Fonte: http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_a_natureza/ 
Gif: http://www.lovers-poems.com/lovers-portugues-gifs-efeito-agua.html 

UM OLHAR SOBRE O RIO GUARABIRA

Para melhor visualização e leitura, clique sobre a foto.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

JERIMUM

Ainda dizem que a cidade não tem espaço para o natural. Bem no quintal de casa (sempre o abençoado quintal!), nasceu do nada um pé de jerimum (abóbora), e foi crescendo, crescendo... e olha aí o primeiro fruto! Perfeito, lindo, não é mesmo? Vai ser uma delícia numa sopa! Bom, mas antes, nada melhor do que estudá-lo um pouco... - André Filho.

***

"A  abóbora, é um vegetal da família das curcubitáceas (plantas rasteiras ou trepadeiras), cuja  sua origem é da América  Central. De alto valor nutritivo, possui um mineral que reduz a sensação de fadiga e participa da absorção de proteínas e carboidratos.
A abóbora possui talo (parte que liga a fruta à planta) oco e com grandes folhas verdes. Dá flores grandes, amarelas ou alaranjadas, conhecidas pelo nome de cambuquira.
A abóbora tem tamanho e formato diferente conforme a variedade, porém sua forma mais comum é redonda, um pouco achatada em cima e embaixo; quanto à cor pode ser verde, amarela, vermelha, branca, alaranjadas ou com listras coloridas. Em geral tem a superfície lisa (apenas algumas variedades tem superfície rugosa) e aparência de gomos."
Fonte: http://www.nutricaoemfoco.com/2009/07/23/a-abobora/
Fotos: André Filho

FAVA

Que interessante, os pés de fava tomaram conta do antigo pé de acerola! Não sei qual o tipo de fava, mas, como já pude provar, muito boa! Além disso, uma experiência muito boa, relaxante, colher os frutos! - André Filho.

***
"A fava (Vicia faba) é uma planta da família das leguminosas agora renomeada Fabaceae, não trepadeira, que produz vagens grandes, dentro das quais se formam as sementes (Fabaceae, Papilionoideae). É um alimento de grande importância desde a Idade da Pedra. Povos antigos, tais como os Gregos, Egípcios e Romanos bem como em muitos países do Médio Oriente ja a apreciavam bastante. É incerta sua origem, no entanto, admite-se que seja da região do Cáspio e do Norte da África. É uma planta perfeitamente adaptada a climas mediterrâneos, onde tem um papel preponderante na dieta, especialmente no início da Primavera, quando existe pouca diversidade nas hortas. É muito rica em proteínas e carboidratos, embora pobre em vitaminas. Alcança cerca de 1,20 m de altura e produz flores grandes, brancas ou róseas, às vezes arroxeadas, com mácula preta." 
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Fava
Fotos: André Filho

LAGARTIXA

Ontem, encontrei na minha residência uma visitante interessante: uma lagartixa. Correu a casa inteira, depois ficou bem quietinha num dos cantos da cozinha. Aproveitei a ocasião e fotografei a ilustre visitante. Em seguida a soltei no quintal.

***

"Nome da Espécie: Lagartixa
Nome Popular: Lagartixa Doméstica, Taruíra
Nome Científico:
Hemidactylus mabouia
Distribuição:
África
Família:
Gekkonidae
Tamanho:
até 17 cm
Cores:
marrom acinzentado
Tempo de Vida:
até 8 anos
As lagartixas domésticas são os pupulares répteis que vivem em nossas casas, se escondem em frestas e se alimentam de pequenos insetos como mariposas, mosquitos e até baratas."
Fonte: http://petmag.uol.com.br/repteis/especies/lagartixa-domestica/
Foto: André Filho

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CALOPSITA

No meu jardim, valorizo a natureza. Este é meu pássaro. Uma linda calopsita! Ela adora ficar entre as folhagens do jardim. Belo pássaro!
***
INFORMAÇÕES: "A calopsita ou caturra (Nymphicus hollandicus) é uma ave que pertence à ordem dos Psitaciformes e à família Psittacidae Austrá. Natural da Austrália, a espécie foi descrita pela primeira vez em 1972. A calopsita é uma ave arisca que pode arrancar pedaços. conservada como animal de estimação. A plumagem pode ser de várias cores: amarelo, branco, cinza, etc. Normalmente a calopsita tem em cada face uma pinta laranja que protege os ouvidos da ave, porém as albinas não possuem nenhuma pinta. No macho adulto a face é amarela com a pinta laranja, na fêmea a face é cinzenta com infiltrações de amarelo e a pinta laranja não se destaca tanto(não necessariamente). A crista no topo da cabeça também varia de cores. O comprimento médio é de 30 cm. É uma ave muito inquieta, que pode estar horas a emitir gritos, mas podem assobiar e algumas chegam até a falar(ex:seu nome,ou alguma outra palavra que ouve com grande frequência). Apenas os machos conseguem falar, mas há algumas exceções em que as fêmeas conseguem falar". Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caturra.

NO QUINTAL...

Estou de volta ao quintal. Desta vez com lupa e tudo mais. 
Após estudá-las numa aula presencial no Campus I da UFPB, em João Pessoa, desta vez pude estudar por mais tempo essas interessantes e minúsculas plantas.

Fotos: André Filho

ABRAÇO DAS ÁGUAS

Esta é uma foto histórica. No ano 2003, professores e alunos da escola Centro Educacional Ascendino Toscano de Brito (Guarabira,PB), elaboraram e colocaram em ação o "Projeto Água". A foto é um registro do momento do "Abraço das águas" num açude existente nas proximidades da escola. Hoje tudo mudou. O açude não existe mais (foi aterrado), dando espaço para um loteamento. Lembranças de um açude e da natureza substituídos por uma futura paisagem de cimento e concreto.

FORMIGAS


O quintal de uma casa, quando possui espaço, é um verdadeiro laboratório de estudos. Num dia desses passados, tive a oportunidade de registrar o trajeto de algumas formigas, carregando algo que não soltavam de maneira alguma. Elas fizeram desvios, ultrapassaram obstáculos, subiram declives, mas, pelo jeito, conseguiram chegar ao destino certo. Gosto muito desses pequeninos e formidáveis animais!

Vídeo: André Filho (Via celular)

GRAVIOLA NO JARDIM

No jardim da minha residência há algum tempo nasceu um pé de graviola. Foi crescendo, crescendo e se tornou uma bela árvore. O legal mesmo é que produziu vários frutos. Já tive o prazer de saborear três frutos. Uma delícia de fruta. E o bom é que diretamente da árvore. Tudo natural! Hoje dei uma olhadinha e vi mais de dez graviolas ainda bem pequenas. Estou de olho nelas...
***
INFORMAÇÕES: "A graviola ou pinha da Guiné-Bissau (Annona muricata) é uma planta originária das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre. No Brasil, tornou-se subespontânea na Amazônia, sendo cultivada principalmente nos estados do Nordeste. Prefere climas úmidos, baixa altitude, e não exige muito em relação a terrenos.
A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos tem forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilogramas e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e considerados por muitos semelhante à fruta-do-conde" (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Graviola)

Foto: André Filho

quinta-feira, 7 de abril de 2011

URTIGA


Todas as manhãs, a caminho do trabalho  presencio várias espécies de plantas, a exemplo de urtiga-branca (foto). A palavra "Urtiga" é de origem latina "urere" (= arder), sendo portanto,  designação genérica de várias plantas que possuem um mecanismo de ação semelhante, sendo a mais comum delas: a Urtica dioica.
São plantas que apresentam várias substâncias, como a histamina, acetilcolina e ácido fórmico. Estas quando entram em contato com a pele, provocam dilatação dos vasos sanguíneos e uma espécie de inflamação. As substâncias ficam armazenadas em minúsculos pelos que se disseminam pelo caule e folhas. Já a parte inferior do pelo tem incrustações de cálcio, causando-lhe rigidez, porém a ponta é frágil, rompendo-se a um simples toque.

André Filho (Texto/foto), com pesquisa em: http://www.jardimdeflores.com.br/CURIOSIDADES/curiosi2.html

PENSAMENTO

Foto: André Filho

domingo, 6 de março de 2011

UMA PEQUENA LAGARTIXA

Uma pequenina lagartixa tomou conta da cena, no jardim lá de casa. Até pousar para fotos, ela pousou... Confira.
Fotos: André Filho

BORBOLETAS

No último mês de fevereiro, Guarabira tornou-se a cidade das borboletas. De todas as cores, tamanhos e espécies, elas tomaram conta dos bairros, praças e jardins. Um espetáculo de grandeza, beleza e suavidade. No vídeo abaixo, visualizamos algumas delas, voando sobre as rosas de um jardim.
Vídeo: André Filho (por celular), em 01.02.2011.

ENQUANTO ISSO, NO JARDIM...

É interessante como alguns animais têm a capacidade de camuflagem. No pé de graviola, o corpo dessa espécie de borboleta se confunde com o caule. Detalhes que vale a pena ser registrado e discutido.
Fotos: André Filho, em 03.03.2011
Powered By Blogger