sábado, 25 de junho de 2011

AÇÃO BIOLÓGICA

Mãe-grilo e filhotinho (foto): Nada se compara ao instinto materno!
Encontrei os grilos no quintal de minha residência, na manhã do último dia 24 de junho.

Adoro o contato com os animais. Nesses últimos meses venho ampliando meus conhecimentos.

Melhor que na sala de aula, afinal aqui as disciplinas não me reprovam.

A experência da vida vale muito mais que a teoria. 

Para uma melhor visualização e leitura, clique sobre a foto.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

OS ANIMAIS

"O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem os homens morreriam de solidão espiritual, porque tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra." 
Fonte: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm 

 A cachorra "Pan" (Foto) tem aproximadamente seis anos. Nasceu em João Pessoa. O pai era um Poodle e a mãe uma Dobermann, resultando uma filha muito brincalhona, inteligente (aprendeu inúmeros comandos sem nenhum condicionamento). Todas as tardes torna-se o centro das atenções, quando debruça-se sobre o muro com as patas cruzadas, sendo ovacionada por todas as pessoas que passam pela rua. Um detalhe muito importante: nunca mordeu ninguém. Herdou algumas costumes interessantes: quando chega alguém, ela procura qualquer coisa que encontre na casa, e põe na boca para mostrar ao visitante ou às pessoas da própria casa.; é uma caçadora nata; e na hora do almoço e do jantar me aperreia demais, apenas sossegando quando vou me alimentar. Não é um animal meu, mas do meu irmão.
Foto: André Filho

BORBOLETA

Adoro as borboletas! Essa aí da foto apareceu no meu caminho, no último dia 20. Lindas cores!
Como afirma o pensamento:
"Não corra atrás das borboletas; plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas virão até ela." 
 (Frases e Pensamentos de Dolores Elhers, in: http://www.frases.mensagens.nom.br/pensamentos/b/borboletas.htm)

ESTRANHA FORMA DE PODAGEM...

Não tenho palavras. As fotos dizem tudo.

PARA REFLETIR...

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve."
Fonte: http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_a_natureza/ 
Gif: http://www.lovers-poems.com/lovers-portugues-gifs-efeito-agua.html 

UM OLHAR SOBRE O RIO GUARABIRA

Para melhor visualização e leitura, clique sobre a foto.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

JERIMUM

Ainda dizem que a cidade não tem espaço para o natural. Bem no quintal de casa (sempre o abençoado quintal!), nasceu do nada um pé de jerimum (abóbora), e foi crescendo, crescendo... e olha aí o primeiro fruto! Perfeito, lindo, não é mesmo? Vai ser uma delícia numa sopa! Bom, mas antes, nada melhor do que estudá-lo um pouco... - André Filho.

***

"A  abóbora, é um vegetal da família das curcubitáceas (plantas rasteiras ou trepadeiras), cuja  sua origem é da América  Central. De alto valor nutritivo, possui um mineral que reduz a sensação de fadiga e participa da absorção de proteínas e carboidratos.
A abóbora possui talo (parte que liga a fruta à planta) oco e com grandes folhas verdes. Dá flores grandes, amarelas ou alaranjadas, conhecidas pelo nome de cambuquira.
A abóbora tem tamanho e formato diferente conforme a variedade, porém sua forma mais comum é redonda, um pouco achatada em cima e embaixo; quanto à cor pode ser verde, amarela, vermelha, branca, alaranjadas ou com listras coloridas. Em geral tem a superfície lisa (apenas algumas variedades tem superfície rugosa) e aparência de gomos."
Fonte: http://www.nutricaoemfoco.com/2009/07/23/a-abobora/
Fotos: André Filho

FAVA

Que interessante, os pés de fava tomaram conta do antigo pé de acerola! Não sei qual o tipo de fava, mas, como já pude provar, muito boa! Além disso, uma experiência muito boa, relaxante, colher os frutos! - André Filho.

***
"A fava (Vicia faba) é uma planta da família das leguminosas agora renomeada Fabaceae, não trepadeira, que produz vagens grandes, dentro das quais se formam as sementes (Fabaceae, Papilionoideae). É um alimento de grande importância desde a Idade da Pedra. Povos antigos, tais como os Gregos, Egípcios e Romanos bem como em muitos países do Médio Oriente ja a apreciavam bastante. É incerta sua origem, no entanto, admite-se que seja da região do Cáspio e do Norte da África. É uma planta perfeitamente adaptada a climas mediterrâneos, onde tem um papel preponderante na dieta, especialmente no início da Primavera, quando existe pouca diversidade nas hortas. É muito rica em proteínas e carboidratos, embora pobre em vitaminas. Alcança cerca de 1,20 m de altura e produz flores grandes, brancas ou róseas, às vezes arroxeadas, com mácula preta." 
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Fava
Fotos: André Filho

LAGARTIXA

Ontem, encontrei na minha residência uma visitante interessante: uma lagartixa. Correu a casa inteira, depois ficou bem quietinha num dos cantos da cozinha. Aproveitei a ocasião e fotografei a ilustre visitante. Em seguida a soltei no quintal.

***

"Nome da Espécie: Lagartixa
Nome Popular: Lagartixa Doméstica, Taruíra
Nome Científico:
Hemidactylus mabouia
Distribuição:
África
Família:
Gekkonidae
Tamanho:
até 17 cm
Cores:
marrom acinzentado
Tempo de Vida:
até 8 anos
As lagartixas domésticas são os pupulares répteis que vivem em nossas casas, se escondem em frestas e se alimentam de pequenos insetos como mariposas, mosquitos e até baratas."
Fonte: http://petmag.uol.com.br/repteis/especies/lagartixa-domestica/
Foto: André Filho
Powered By Blogger